Imprimir faturas
English Português

Notícias

TSBE entrega Centro de Eventos da TI Xapecó e recupera 22 nascentes

Em maio de 2017 a TSBE junto com parceiros lançou um vídeo que falava dos sonhos da Terra Indígena Xapecó. Um Documentário de 22 minutos, gravado na TI que comporta dezesseis aldeias (Quinze Kaingang e uma Guarani), e ocupa cerca de 16 mil hectares de terras entre os municípios de Ipuaçú e Entre Rios, no Oeste de Santa Catarina. Vivem neste território mais de 6.700 índios, sob o comando do Cacique Osmar Barbosa. A semente plantada deu frutos. Clique aqui para ver. No dia 17 de março de 2018 na busca de valorizar e promover qualidade de vida desse povo guerreiro e trabalhador a Transmissora Sul Brasil de Energia – TSBE, entregou o tão sonhado Centro de Eventos na comunidade de Barro Preto. O Plano Básico Ambiental (PBA), também contemplou a recuperação de 22 nascentes e em execução também o Sistema Voisin e o Sistema Agroflorestal que fortalecerá muito a economia da região.

"Este centro de eventos que entregamos para a comunidade Guarani mostra que é possível ser feito. Estão sendo investidos na comunidade cerca de R$ 2 milhões. É um trabalho de formação profissional, onde estamos criando grupos de trabalho na reserva indígena. O trabalho não se restringe somente ao centro de eventos. Fontes de água também estão sendo recuperadas e juntamente com a Unochapecó estaremos desenvolvendo o plantio e comercialização de ervas medicinais. Essa área tem um potencial enorme nisso e isso significa trabalho e renda. O trabalho aqui não encerra hoje, a duração é de três anos", relata o Diretor Administrativo Financeiro da Transmissora Sul Brasil de Energia, Jailson Lima da Silva.

O coordenador da Funai na Região Sul João Maria Roque, destacou que o centro de eventos está centralizado na aldeia Barro Preto, há cerca de 2km do município de Entre Rios, por isso, toda comunidade será beneficiada.     

         

Gravado em Maio de 2018 na Terra Indígena Xapecó, no estado de Santa Catarina.

O Instituto Indessc, desenvolvedor do projeto, foi representado pelo seu presidente Jorge Augusto da Silva, por Gustavo Barreto e Lúcia Souza da Silva. Nosso objetivo é englobar o máximo de pessoas possível para que venham valorizar o que tem na reserva", relata Gustavo. 

O cacique da área indígena Osmar Barbosa enalteceu que a obra não é somente para a Aldeia Barro Preto. "Toda comunidade indígena que precisar, tem o direito de usar. Foi construído aqui para fortalecer a própria comunidade, é um incentivo para as famílias permanecerem no local. Foram muitas melhorias e vejo a alegria, principalmente das crianças. Me sinto feliz poder fazer parte dessa conquista". enfatizou o cacique. Cláudio Vignatti, ex Deputado Federal, também presente destacou que “É gratificante ver sonhos saírem do papel e ser transformados em obras que beneficiarão tantas pessoas”. Presentes na solenidade a prefeita de Ipuaçú, Clori Peroza, e o prefeito de Entre Rios Jurandi Dell Osbel parceiros deste grande projeto. 

Silvania Guindani
Engenheira Agronoma - TSBE

Voltar