Imprimir faturas
English Português

Notícias

Tornado derruba torres no Rio Grande do Sul


Na madrugada da última terça-feira (12/06), foram registrados danos em três torres que integram a Linha de Transmissão Itá – Nova Santa Rita C2 (525 kV), no município de Água Santa (RS). Duas torres foram completamente destruídas e uma danificada parcialmente em razão do tornado que atingiu a região com ventos que podem ter chegado a 332 km/h - intensidade F3 na escala Fujita (que vai de 0 a 5).

Não houve interrupção no fornecimento de energia para a região. A linha de transmissão de propriedade da TSBE - Transmissora Sul Brasileira de Energia, com participação da Eletrosul (80%) e Copel (20%), permanece fora de operação, com planejamento técnico de retorno para sábado (16/06).

     ​         

A ocorrência foi registrada à 00h41 pelo Centro de Operação do Sistema da Eletrosul. Como a empresa é responsável pela operação e manutenção da LT, cerca de 60 técnicos, vindos de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e outras regiões do Rio Grande do Sul, foram mobilizados para o trabalho de reparo das estruturas, que conta ainda com o apoio da CEEE. As principais peças para recomposição das torres foram transportadas de Xanxerê (SC).

A recuperação da estrutura da LT, de propriedade da TSBE - Transmissora Sul Brasileira de Energia, com participação da Eletrosul (80%) e Copel (20%), foi concluída no domingo (17/06), às 17h20, com energização liberada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) às 22h13. 

     ​         

     ​         

     ​         

 

Assessoria de Imprensa | Eletrosul
(48) 3231-7588 | (48) 99966-0241

Voltar