Imprimir faturas
English Português

Notícias

Raio-X da Micro e Minigeração distribuída no Brasil

 

Com o intuito de informar a população sobre o mapa geral da Geração Distribuída no país, a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL disponibiliza a partir de dados enviados por todas as distribuidoras de energia elétrica do país, relatórios mensais das unidades consumidoras com geração distribuída.

Com o objetivo de manter o leitor informado sobre o crescimento da GD no país e tornar essas informações de fácil compreensão, o Diretor Administrativo Financeiro da TSBE, Jailson Lima da Silva e os colaboradores Cláudio André Cavalheiro Diaz e Maicon Kammers, extraíram os dados do site da ANEEL e desenvolveram no software da Microsoft Power BI, um panorama com informações sobre a geração distribuída em todo o território Brasileiro. 

O panorama é de fácil manuseio, tendo as informações, por estado, municípios e por tipo de geração. Os números são exibidos em forma de gráficos, que revelam desde o número de consumidores que geram sua própria energia, até o percentual de sistemas de GD em diversas faixas de potência de geração. Os dados mostrados neste artigo são um retrato da GD no Brasil, e foram todos retirados do site da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL. Clique aqui e veja o cenário atual.        


O que é micro e a minigeração distribuída?

A micro e a minigeração distribuída, caracteriza-se pela produção de energia elétrica a partir de pequenas centrais geradoras, ou também, por uma cogeração qualificada, que são conectadas à rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras. Utiliza-se na produção desta energia fontes renováveis, como por exemplo, as energias solar, eólica e hídrica.

A Microgeração refere-se a uma central geradora com potencial instalado menor ou igual a 75 quilowatts (kW), já a minigeração corresponde à centrais geradoras com potencial instalado superior a 75 quilowatts (kW) e menor ou igual a 3 megawatt (MW) para fonte hídrica ou 5 MW para as demais fontes.

 

Ivana Laís da Conceição
Engenheira Ambiental
Auxiliar Administrativo da TSBE

Voltar