Imprimir faturas
English Português

Notícias

Eletrosul recebe prêmio na ONU

O Programa de Atendimento à Pessoa com Deficiência (PAPD) da Eletrosul que recebe, nesta sexta-feira (02), o Reconhecimento Global “Boas Práticas para Trabalhadores com Deficiência”, nas categorias protagonismo e acessibilidade, durante premiação na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

A iniciativa da empresa busca promover a qualidade de vida de empregados e familiares com deficiência, proporcionando assistência e inclusão social. O evento de premiação será especial, pois neste ano celebra-se o 10º aniversário da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, antecedendo as comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03/12).

Criado em 1990, o Programa de Atendimento à Pessoa com Deficiência da Eletrosul tinha como principal objetivo a melhoria da qualidade de vida dos empregados, atendendo as necessidades biopsicossociais e financeiras. Passados 26 anos, a empresa aprimorou o PAPD, tornando-o um programa de inclusão profissional, sustentado na construção e manutenção de um ambiente corporativo participativo, produtivo e igualitário. Hoje, a iniciativa atende diretamente mais de 70 beneficiários, entre empregados e familiares. Além de mobilizar e sensibilizar a comunidade empresarial, envolve aproximadamente 2 mil pessoas, incluindo estagiários, jovens aprendizes e prestadores de serviços.

“O PAPD é uma iniciativa precursora no cuidado com as pessoas com deficiência no âmbito corporativo. Oferece o suporte integral aos empregados e beneficiários, superando o atendimento convencional. Esse reconhecimento internacional é motivo de muito orgulho, reflexo da mudança na cultura organizacional e inserção de novos valores como o respeito à diversidade”, ressalta o presidente da Eletrosul, Márcio Zimmermann.

No quesito protagonismo, o programa da Eletrosul foi reconhecido pelo trabalho integrado e interdisciplinar, que abrange os processos de assistência à reabilitação, educacional e especial, com o acompanhamento social dos beneficiários. Entre as ações promovidas pelo PAPD está um grupo de apoio aos familiares, que se reúne mensalmente para o compartilhamento de experiências. São realizadas ainda visitas domiciliares, palestras e campanhas de sensibilização.

A promoção da acessibilidade física e humana ao público interno e visitantes é outra característica importante, reconhecida internacionalmente, no trabalho desenvolvido pela empresa. Considerando a estrutura física, a Eletrosul dispõe de estacionamento com vagas para deficientes, rampas de acesso, banheiros adaptados e elevadores com painel em braile e indicação sonora. A disponibilização de recursos materiais para a melhoria do desempenho dos trabalhadores que possuem deficiência é outra prioridade. São oferecidos equipamentos de informática adaptados com programas especiais e telefones com ampliação de voz, por exemplo. Alguns empregados foram capacitados ainda, por meio de um curso de libras, para se tornarem facilitadores na função de intérprete entre pessoas surdas e ouvintes, favorecendo a inclusão social.

“Fundamentado na valorização e no compromisso com as pessoas, o PAPD vem rompendo paradigmas no ambiente corporativo, em quase três décadas de forte atuação. Essa iniciativa integra uma ampla política de gestão pautada na promoção da inclusão profissional e da qualidade de vida dos nossos empregados e familiares. O engajamento de todas as áreas envolvidas, em especial da Divisão de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional, tem sido decisivo para o alto desempenho desse programa. O reconhecimento na ONU é resultado da união de esforços em prol da integração e do cuidado com as pessoas com deficiência. Um orgulho para todos nós”, destaca Gilberto Eggers, diretor Administrativo e representante da Eletrosul na cerimônia de premiação na ONU.

Premiação Internacional

O Reconhecimento Global “Boas Práticas para Trabalhadores com Deficiência” é resultado da parceria entre a ONU e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, com o apoio de outras entidades. O objetivo é identificar e destacar boas práticas de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho adotadas por empresas de outros países e permitir um ambiente de troca de experiência com as empresas brasileiras.

Durante a cerimônia na sede da ONU, 25 organizações nacionais e estrangeiras receberão o reconhecimento. Além da Eletrosul, outras empresas brasileiras, entre elas a Natura, o Banco do Brasil e o Itaú Unibanco também serão homenageadas.

No Brasil, as iniciativas bem sucedidas também estão concorrendo ao Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência. Em sua terceira edição, as organizações vencedoras serão premiadas simbolicamente com um troféu, e valorizadas por seus investimentos e estratégias utilizadas para incluir de maneira ética e responsável os profissionais com deficiência em seu quadro de empregados.


Fonte: 
Eletrosul Centrais Elétricas S.A - Eletrosul
Link: http://migre.me/vEXDE

Voltar