Imprimir faturas
English Português

Notícias

Copel alerta: Evite acidentes com a decoração de natal


Copel orienta sobre os cuidados com choque elétrico durante o manuseio e instalações dos enfeites de fim de ano.

Dezembro é marcado pelas luzes, cores, festas e confraternizações que anunciam a aproximação de mais um fim de ano. Neste período, conforme determina a tradição, as cidades ficam muito mais iluminadas. A paisagem se transforma e fica mais colorida e iluminada. As decorações natalinas tomam conta dos centros urbanos e até mesmo do meio rural. Elas enfeitam edifícios, fachadas, ruas, praças, jardins, enfim, estão em todos os lugares, inclusive o interior das residências.

Mas, por traz das belezas dos enfeites e decorações de fim de ano, os cuidados com a energia elétrica - a vedete principal de toda esta festa iluminada - é o detalhe mais importante a ser observado para que as comemorações não se transformem em tragédias. Para evitar acidentes com choque elétrico envolvendo o manuseio e instalações dos enfeites natalinos, a Copel alerta para cuidados importantes.

Um dos principais cuidados que deve ser tomado já no momento da compra dos enfeites é observar se têm certificação do Inmetro. Verifique a procedência e a qualidade dos equipamentos que utilizam energia elétrica, principalmente os cordões de luzes (pisca-piscas).

“É importante garantir que os enfeites que utilizam eletricidade sejam compatíveis com a carga das instalações elétricas do imóvel, o que evita a sobrecarga. Incêndios são as consequências mais frequentes e catastróficas das sobrecargas, que geralmente têm a sua origem no superaquecimento dos circuitos elétricos. Evite ligar vários equipamentos em uma mesma tomada, pois pode gerar carga excessiva, acima do projetado”, alerta o engenheiro de segurança, Rogério Nunes Santiago, do departamento de Segurança do Trabalho da Copel.

Todas as emendas e conexões devem estar protegidas com fita isolante de boa qualidade para evitar choques e curtos-circuitos. Se for preciso trocar lâmpadas, arrumar fios ou mudar os enfeites de lugar, a tomada sempre deve ser desligada antes, além do cuidado com as quedas, frequentes nesta época.

Somente após a conclusão da montagem da decoração é que se deve fazer a ligação dos enfeites na tomada para evitar acidentes por falhas no isolamento de fios ou nas emendas. “Evite, também, que as crianças brinquem ou fiquem muito próximas dos enfeites com instalações elétricas”, orientou o engenheiro de segurança da Copel.

Fonte: Companhia Paranaense de Energia - Copel
Link: http://migre.me/vCGbK

Voltar