Imprimir faturas
English Português

Notícias

A Voz de um Povo é apresentado em cidades de Santa Catarina


Nos dias 24 e 25 de agosto, dentro do trabalho que integra a Campanha de Comunicação Social do Componente Indígena do Plano Básico Ambiental "PBA INDÍGENA" da Linha de Transmissão 525KV Salto Santiago - Itá - Nova Santa Rita, Circuito II, constituindo uma ação de caráter compensatório pelos impactos do empreendimento, foi apresentado o documentário A Voz de um Povo - TI Xapecó – Nossa Aldeia, Nossa História, Nosso Mundo nas cidades de Entre Rios, Ipuaçú, Xanxerê e Chapecó. Este documentário visa mostrar a realidade da comunidade Terra Indígena Xapecó, sua cultura e modo de vida, bem como abrir a discussão indígena para a sociedade e geral. Um trabalho liderado pela TSBE em conjunto com Copel, Eletrosul/Eletrobrás e apoio institucional da FUNAI. Os envolvidos neste grande projeto agradecem a toda Comunidade da Terra Indígena Xapecó, especialmente as crianças e aos idosos, pela participação e colaboração nesse vídeo.

         
 

Na quinta-feira, dia 24 de agosto, na parte da manhã, teve início a série de apresentações; local Prefeitura de Ipuaçú, no evento a prefeita Clori Perosa fez a honras da casa e enalteceu o trabalho realizado na TI Xapecó. Presentes também Silvania Guindani, representando a TSBE e que participou de todas as apresentações e Irineu Cassol, representante da FUNAI. Vários secretários presentes, colaboradores da prefeitura e alunos da escola municipal. Setenta pessoas assistiram com muita atenção o vídeo.

     ​         

A tarde a apresentação foi na Prefeitura de Entre Rios. Evento que contou com a presença do Vice-prefeito Evandro Antônio dos Passos, do Presidente da câmara Sadyr Brunetto, e de Silvania Guindani. Aproximadamente 50 pessoas estiveram no evento, entre colaboradores da prefeitura, secretários municipais e convidados.

     ​         

Encerrando o dia em grande estilo, a apresentação foi na Unochapecó, em Chapecó. Compuseram a mesa e dirigiram um proveitoso debate, o professor Leonel Piovezana e a representante da TSBE, Silvania. Vários professores da instituição e alunos de várias fases enriqueceram muito o evento. Cerca de 80 pessoas participaram desta noite de grande conteúdo e conhecimento.

     ​         

Na sexta-feira, na parte da tarde, a Escola Integração, de Xanxerê, recebeu o evento com muito calor humano e atenção. Mesa composta pela professora Elemcristiane e Silvania e com a participação de vários professores e alunos de primeira a quarta série a apresentação gerou muitos comentários e teve seu ápice quando a professora Elemcristiane apareceu no vídeo e foi muito aplaudida. Mais de 70 pessoas contribuiram pelo sucesso da apresentação.

     ​         

O fechamento foi sexta-feira a noite, na Aldeia Sede, com um discurso emocionado o Cacique Osmar Barbosa ressaltou a importância da sociedade em geral conhecer mais as Terras Indígenas, saber dos sonhos e anseios de comunidade e enalteceu o trabalho da TSBE e demais instituições envolvidas. A participação do professor Ronelson falando da cultura e da história da TI trouxe momentos de muita reflexão. Mais de 100 pessoas, entre lideranças indígenas, professores, líderes de turma, turmas do Terceirão, abrilhantaram o evento.

     ​         

Ressaltamos a repercussão, a recepção e o envolvimento das pessoas que participaram destes eventos. A atenção das Prefeituras, dos Colégios e da Universidade foi exemplar. A TSBE sente-se orgulhosa de poder contribuir para o desenvolvimento da TI Xapecó e tem certeza que muitas mais ações serão realizadas nas comunidades que compreendem esta rica terra.

Ao Cacique Osmar Barbosa, nossos eternos agradecimentos. Somos Todos Brasil.

 

 

Silvania Guindani
Engenheira Agronoma - TSBE

Voltar